Maca Peruana – Considerada patrimônio nacional pelos habitantes dos Andes do Peru, a Maca Peruana possui tantas qualidades que faz jus ao título. Rica em nutrientes, alto valor nutritivo e com propriedades que vão te surpreender.
Conhecida como viagra dos incas ou ginseng dos Andes, a parte da planta utilizada como suplemento alimentar é a raíz. Semelhante a um rabanete, o tubérculo pode ser estocado durante anos, sem perder suas propriedades. Conheça agora os benefícios da Maca Peruana.
Maca Peruana – super estimulante sexual
Atuando no balanço hormonal, a Maca Peruana tem os seus resultados mais conhecidos como estimulante sexual, principalmente após a menopausa. Mas os benefícios da Maca Peruana não param por aí. Possui efeito antioxidante, colabora no aumento da fertilidade e auxilia a diminuir o tamanho da próstata.
- Atua no equilíbrio de hormônios como a testosterona, estrogênio e progesterona;
- Ameniza os sintomas de TPM e da menopausa ao atuar nos hormônios;
- Aumenta a libido;
- Aumenta a quantidade de espermatozoides no sêmen, contribuindo para a fertilidade masculina;
- Ajuda a reduzir os sinais de ansiedade sintomas depressivos uma vez que consegue atuar no hipotálamo e as glândulas suprarrenais.
Esses são os principais benefícios da maca peruana como estimulante sexual e outras funções relacionadas à sexualidade. Contudo, o extrato da planta atua beneficamente em outras áreas também. Atuando na prevenção de doenças ou na manutenção da saúde. O suplemento alimentar em cápsulas é uma excelente opção para o consumo.
Maca Peruana – outros benefícios
Além das vantagens que cápsulas de maca peruana apresentam ao ser utilizado como afrodisíaco, há ainda outros benefícios de seu consumo. Cultivada em alturas superiores a 4 mil metros, nos Andes Peruanos, ela oferece a sua resistência aos que a inserem em sua dieta.
- Fortalece os ossos e recupera a massa óssea perdida por ser rico em cálcio e magnésio;
- Contribui na prevenção de doenças como Alzheimer, doenças cardíacas e câncer;
- Permite o envelhecimento mais saudável, atuando como antioxidante;
- Fonte de fibras, atuando no bom funcionamento do sistema digestivo;
- Combate o stress e fornece mais disposição para as atividades diárias;
- Auxilia nas dietas de emagrecimento por trazer sensação de saciedade e reduzir a velocidade com que a glicose entra no sangue;
- Estimula o sistema endócrino e cognitivo melhorando o processo de aprendizagem;
- Auxilia no controle da diabetes;
- Disponibiliza mais energia, disposição e menos desgaste muscular, sendo excelente para quem pratica atividades físicas;
- Aumenta as taxas do bom colesterol (HDL) e possui efeito vasodilatador;
- Ela tem ômega 3 e ômega 9 que auxiliam nesses processos;
- Controla a gordura presente no sangue;
- Fortalece o sistema imunológico.
Afrodisíaco – como funciona
Os benefícios da maca peruana chamam a atenção. Entretanto, isso tudo só é possível por que é rica em vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, possui diversos compostos que atuam nos processos vasodilatadores, responsáveis pelo efeito afrodisíaco.
O p-metoxibelzil isotiocianato, por exemplo, possui efeito estimulante sexual comprovado. Há, ainda, outros como a macamida, macaeno, macaridina, 2-hidroxiestrona (estrogênio bom) e a L-Arginina. Todos atuam controlando a pressão arterial, atuando diretamente na ereção peniana.
Os minerais e vitaminas presentes na maca peruana são:
- Cálcio;
- Fósforo:
- Ferro:
- Zinco:
- Magnésio:
- Potássio:
- Cobre:
- Aminoácidos:
- Vitaminas B1, B2, B12, C e E:
- Fibras:
- Carbonos e hidratos.
Suplemento em cápsulas
Todos os benefícios da maca peruana estão presentes no suplemento alimentar da planta. Além de ser prático para o transporte, não é possível incluir a planta in natura em sua dieta fora do Peru. Com o objetivo de preservar a planta como patrimônio nacional, as leis do país não permite que a planta seja comercializada in natura fora de lá, devendo ser, inclusive, processada no país.
Assim, o consumo da maca peruana em cápsulas ou maca peruana em pó é o mais comum. Porém, enquanto o suplemento em cápsulas possui a vantagem de apresentar a dosagem certa, própria para o consumo. Já a maca peruana em pó pode ser misturada em líquidos e nos alimentos sólidos. Nesse caso, é interessante que seja utilizada em alimentos e líquidos doces, já que seu sabor é adocicado.